terça-feira, 3 de junho de 2014

Gerência de novos produtos - Conceito de Marketing


Muitos acha que conhecem muito bem marketing, quando na verdade, a maioria conhece vendas.
Marketing é estratégico; visualiza se lá na frente há obstáculos em sua trajetória, para também identificar oportunidades.
Ligar os novos produtos ao seu público alvo é a função da Gerência de novos produtos criando força para que este se afirme e firme no mercado efetivamente.

A função do Marketing é tentar identificar e quantificar o púbico alvo para atender o que faça sentido a ele, ou seja, gere valor. Em geral micro empresários enxergam o valor sob o ponto de vista deles e não o que o consumidor quantifica ou qualifica.

Dizem por exemplo que qualquer negócio aberto perto do metrô, onde há grande fluxo de pessoas, tem grande probabilidade de dar certo, mas não é verdade. Todo negócio só dá certo porque transfere algum tipo de valor ao público alvo.

Muitos acreditam que o valor se refere a valor monetário, e também que quanto mais barato, mais vendido é, mas, na verdade, o consumidor assimila muitas vezes que preço baixo é igual a baixa qualidade.

Transferir valor, significa entender o que faz sentido (valor, prazo de entrega, condições de recebimento, condições de pagamento, qualidade,  etc.)

Quando pensamos em desenvolver um produto, devemos pensar em como transferir valor para o consumidor. 


A satisfação das necessidades e desejos dos clientes, faz parte da avaliação para a estratégia de marketing. As vezes, por melhor que seja o produto ele pode esbarrar nas mudanças no perfil do consumidor, por isso, as necessidades e desejos devem ser avaliadas constantemente.


Quando falamos do composto de marketing (4Ps), onde temos as variáveis estratégicas, uma delas é exatamente o produto, que não pode ser desenvolvido separadamente das demais variáveis (Preço, Praça e Promoção). Todas as variáveis são dependentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário