segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do consumidor - Influências

Existem vários aspectos que influencia o comportamento de compra. Abaixo, alguns dos principais fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores. 

Fator cultural - Os valores culturais são intensos, portanto, compreendendo a cultura dos consumidores podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado

Fator social - Uma das principais variáveis dos fatores sociais são os grupos de referência. Os mesmos se dividem em primários (família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho), secundários (grupos religiosos e profissionais de classe), aspiração (grupos onde a pessoa espera pertencer) e dissociação (grupos com valores ou comportamentos que a pessoa rejeita).

Fator Psicológico - O entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.

Fator Pessoal -  As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, mas  apesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra. (idade, e estágio do ciclo de vida, estilo de vida, ocupação e circunstâncias econômicas, personalidade e auto imagem).


Influências Sociais                                  Marketing                              Influências situacionais  
Cultura                                                      produto                                    ambiente físico 
Sub-cultura                                                preço                                       ambiente social 
Classe Social                                             praça                                       condições momentâneas 
Grupo de referências                                 promoção 
Família  



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