segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comportamento do consumidor - Segmentação de mercado

Mercado e o local físico onde ocorre o processo de troca entre o grupo de produtores/ vendedores e os consumidores.

Principais mercados de clientes

Mercado consumidor - corresponde aos clientes finais de um dado produto.

Mercado Organizacional - empresas que vendem bens e serviços  para outras empresas

Mercado Global - empresas que vendem seus produto e serviços no mercado internacional

Mercado sem fins lucrativos - Empresas que vendem seus produtos para empresas sem fins lucrativos

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Busca um melhor posicionamento competitivo da empresa no mercado para gerar valor aos seus consumidores, ao atender suas necessidades e desejos.

Etapas de segmentação

  • Identificar conjuntos de necessidades relacionadas ao produto.
  • agrupar os consumidores com conjuntos de necessidades semelhantes
  • descrever cada grupo
  • selecionar o(s) segmento(s) atraente(s) como alvo(s)

Critérios para segmentação
1. geodemográficos: região demográfica ( Norte , Nordeste, Sudeste, Sul e Centro- Oeste), tamanho do município, da cidade, concentração populacional, faixa etária, Gênero (masculino e feminino) e número de integrantes da família. 
2.  sócio-econômicos : estágio da vida familiar, renda, classe social ou econômica, ocupação, nível de instrução, religião, raça , nacionalidade. 
3. Psicográficos: estilo de vida, características de personalidade e tendências de consumo dos indivíduos. 
4. Comportamentais: taxa de uso do produto, benefícios procurados, grau de lealdade para com o produto, envolvimento emocional do consumidor 

ATENDIMENTO
Atendimento é o segmento da agência de publicidade que faz todo o contato com o cliente. O Atendimento elabora o briefing (contém todas as informações de um cliente) e, a partir desse, é feito todo o trabalho de criação da campanha publicitária. 
É através do atendimento que novos negócios são gerados, pois ele é a porta de entrada de todos os projetos e a voz da agência para o cliente. 

ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Problema x Solução:  
Baseia-se em apresentar um problema que possa atingir ao consumidor e logo depois mostrar o produto como sendo o meio para a solução do mesmo. Ex: Iogurtes que ajudam na digestão;  
Cenas da vida real:  
Este modelo é o mais utilizado, visa inserir o produto no cotidiano das pessoas e mostrar como ele pode perfeitamente se identificar com o produto. São apresentadas cenas  corriqueiras e pessoas utilizando o produto em questão. 
Ex: Os famosos comerciais de margarina;  
Sex-appeal:  
Esta estratégia foca o erotismo. Geralmente utilizada em comerciais de cerveja, apresenta um ambiente de muito sol, praia, mulheres e todos ingerindo a tal bebida;. 
Nostalgia:  
Os pontos altos desta estratégia são a história e a tradição. Fatos acontecidos no passado que tenham relação com o produto apresentado, podem emocionar os consumidores; 
Testemunho:  
O testemunho de algum formador de opinião pode ajudar os consumidores na hora da decisão da compra. A imagem do formador acaba ficando mais forte do que o produto em si. Ex: Atrizes que fazem comerciais de shampoo.   
  

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