quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gerência de Novos produtos - Posicionamento e segmentação

POSICIONAMENTO

O posicionamento do produto, se dá pelo que se cria na mente do consumidor através da mensagem dada.

Atributos do produto: Foca atributo principal 
Benefícios procurados: função do benefício que o consumo do produto traz ao consumidor (exemplo: danoninho, vale por um bifinho)
Ocasiões específicas: para ser usado em ocasião específica (Cerveja KaiserBock para ser consumida no inverno)
Categoria de usuário: para um tipo de usuário (caneta Mont Blanc - uma obra de arte)
Produto X Produto: Produto para bater de frente com o concorrente 

Dissociação de classe: Empresa lança o produto e trabalha em uma classe diferente. (Sabonete Dove, trabalha em concorrência com os cremes hidratantes)


SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação é  processo de dividir o mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes.

São três as estratégias de cobertura do mercado
Marketing indiferenciado (massa): Cria apenas uma oferta para todo o mercado (redução de custos e produto satisfaz mercado por igual) - Exemplo: Esponja de aço bombril
Marketing diferenciado: Identifica segmentos diferente e cria ofertas para cada segmento (aumenta volume de vendas e aumenta custos gerais) - Exemplo: GM, Nike, P&G
Marketing concentrado: A empresa foca um nicho de mercado pequeno com potencial de desenvolvimento. (A atrativo pra empresas com recursos limitados, oferendo grande economia operacional) -  Exemplo: Lojas delivery

A segmentação de mercado é feita a partir das seguintes bases:

  • Geográfica: Localidades, regiões, climas.
  • Demográfica: Perfil, faixa etária, sexo, renda
  • Psicográfica: Personalidade e estilo de vida
  • Comportamental: Em relação ao comportamento de compra.



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